sábado, 16 de setembro de 2017

FIQUEI DESEMPREGADO(A), E AGORA?


      Uma pergunta cada vez mais corriqueira nas rodas de conversas entre amigos: “Lembra fulano? Então, foi demitido depois de 15 anos trabalhando na mesma empresa...” Quem nunca já ouviu ou participou de uma conversa dessa? Elencamos no artigo dessa semana, uma lista de tópicos que poderão mudar o seu status quo rapidamente. Entretanto, aqui não tem simpatia ou feitiçaria, você vai precisar de muito foco, esforço, determinação, e muito suor para se recolocar. Também, se possível, contrate uma consultoria especializada em recolocação profissional, onde a mesma poderá aplicar testes e avaliações, onde você vai identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades, seu estilo comportamental, quais oportunidades de emprego são inerentes às suas competências e habilidades, como também, um raio-x do seu atual momento. Vale muito a pena investir neste tipo de serviço, os resultados são extraordinários!
            
          Muitos me perguntam se vale a pena cadastrar o currículo profissional em agências de empregos particulares, onde, estas mesmas cobram pelo cadastro, por encaminhamento e até por emprego que o candidato conseguir. É preciso ter muito cuidado, pois muitas agências abriram e fecharam em pouco tempo, somente fazendo acúmulo de currículos, e muitas vezes, divulgando vagas inexistentes. Hoje temos muitos meios de se recolocar no mercado, as agências de empregos é um desses meios, mas sugiro que o candidato avalie bem. Veja referências. Cheque a vaga. E não caia no conto de que basta apenas fazer o cadastro –, que na maioria das vezes é pago –, que eles conseguirão emprego. É preciso compreender também, que agências que cobram percentual de salário de candidatos, quando não oferece nenhum serviço em troca, configura-se "venda" de emprego, e isto, é ilegal.
          


         Mas para que fique bem claro sobre as orientações importantes a (o) candidato (a) que está desempregado (a), e buscando uma recolocação profissional, elenquei alguns itens importantes, e que se colocados em prática com destreza e diligência, tenho certeza absoluta que os resultados serão alcançados, seguem:

1. NÃO SAIA DISTRIBUINDO CURRÍCULO PROFISSIONAL COMO QUEM ENTREGA PANFLETO: Faça uma busca, seja por internet, Facebook, grupos de Whatsapp e visita às empresas, e veja quais empresas realmente estão contratando, e se o seu perfil se encaixa naquele processo seletivo. Do contrário, será mais um ‘currículo-panfleto’ entregue nas mãos de alguém que não precisa de seus serviços, logo, será descartado.

2.  PARTICIPAR DE PALESTRAS, TREINAMENTOS, ENCONTROS PROFISSIONAIS: Ampliar a rede de contatos, mas também deixar claro para nossos amigos, familiares e ex-colegas de trabalho, que estamos buscando uma nova recolocação, assim, fica mais fácil das pessoas ajudarem. Muitos, por vergonha, não expõem que estão desempregados, e acabam tendo maior dificuldade de voltar ao mercado.

3. FAÇA UMA ANÁLISE MINUCIOSA DO SEU CURRÍCULO PROFISSIONAL: Veja a quanto tempo que você não se atualiza, faz um novo treinamento, se recicla. Muitos querem voltar ao mercado, desatualizados e com muitas dificuldades de compreender as novas tecnologias. Logo, estes serão os que em uma avaliação por competências, estarão eliminados.

4. ANALISE QUAIS SÃO SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, E SE ELAS ESTÃO PARA A EMPRESA E VAGA EM QUESTÃO: Muitos buscam uma oportunidade de emprego, mas na realidade, estão na zona do desespero, onde qualquer um serve. Depois, acabam se desmotivando e prejudicando suas carreiras profissional.

5. NEM SEMPRE A EMPRESA É A CERTA PARA VOCÊ: Parece estranho, mas avaliar a empresa que se está concorrendo a alguma vaga, é de fundamental importância. Muitos não se dão conta que, ao saírem das suas ex-empresas, saíram de um lugar por onde nunca deviam ter entrado. Tem empresa que não evolui. Para no tempo, e ainda por cima, faz com que esse profissional se torne obsoleto para o mercado. Por isso, é de fundamental importância saber que, muitas vezes, somos nós profissionais que demitimos estas empresas de nossas vidas. Por isto, é primordial analisar a empresa que se está buscando essa recolocação.

Por fim, trabalhar bem o marketing pessoal, saber que menos é mais, falar nas entrevistas apenas o que lhe for perguntado, e criar cronologicamente uma apresentação (evolução de sucesso na sua carreira profissional), citando pontos importantes por suas passagens nas empresas anteriores.

E ser verdadeiro e objetivo, sem perder a humildade e cordialidade.
Não existe fórmula para se recolocar, mas o profissional bem preparado, com um currículo apresentável, e ciente de suas competências, e também suas inabilidades, com certeza terá mais chances de uma recolocação, pois este vai a uma entrevista sabendo quais são os seus pontos fracos, suas forças e as oportunidades que encontrará naquela empresa. Agora, com essas orientações, hora de agir, vamos lá?

Se por acaso tiver alguma dúvida, sugestão, elogio, ou deseja contratar nossos serviços de recolocação e orientação profissional, seguem nossos contatos. Tenho certeza que vamos lhe ajudar de forma muito assertiva.

Leniclécio Miguel

Serviço: LM Consultoria, Coaching e Treinamentos
Contato: (81) 9 9387.0526 / 9 9706.9587 (wapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário